sábado, 10 de abril de 2021

 Entre os meses de março e abril é comemorado o Ramanavami. Essa festividade comemora o nascimento de Rama. Rama é o sétimo avatar do deus Vishnu e simboliza a personificação do Dharma ! Ele simboliza tudo o que é correto, justo e verdadeiro. A estória de Rama é contada no épico Ramayana. Nesta obra o avatar de Vishnu deveria ser coroado o rei de Ayodhya ( cidade ainda existente na Índia) mas, na véspera da coroação, Rama é exilado pelo próprio pai.Sita a esposa de Rama acompanha o marido durante o exílio mas, é sequestrada pelo demônio Ravana. Toda a estória desse épico fala das proezas de Rama e de como ele consegue salvar Sita, do demônio Ravana retirando-a da atual ilha de Sri Lanka, com a ajuda do seu fiel servo e amigo Hanumam, o deus macado.

 Rama simboliza o pai perfeito, o amigo perfeito, o irmão perfeito, o marido perfeito. Tudo em Rama é prefeito. Não é a toa que ele simboliza o Dharma, ou melhor a ordem do universo e tudo que é correto, perfeito e belo. Neste mês, em homenagem a Rama, é auspicioso como uma forma de Sadhana, ou prática espiritual, falar apenas a verdade e o que for agradável. É possível também repetir o mantra de Rama : Om śrī rāmāya namaḥ ou ainda preencher com o nome de Rama um pequeno caderno novo e todos os dias escrever um pouco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Mantra da Plenitude

        Hoje comecei uma turma nova de Yoga. E no início de qualquer novo grupo costumo contextualizar brevemente o Yoga e a prática que ire...